sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EAD: ROMPENDO BARREIRAS DO CONSERVADORISMO.

EAD: ROMPENDO BARREIRAS DO CONSERVADORISMO.
A educação vem passando por grandes mudanças principalmente na virada do século; o terceiro milênio nos trouxe uma fase de muitas transformações, uma verdadeira mutação como nos mostrou o grande autor do livro “As dez novas competências para ensinar”, Philippe Perrenoud ( 1996).Com as  mudanças vieram as resistências próprias de um sistema fechado para as inovações educacionais.
Quando tivemos a democratização da educação na década de 80, pudemos constatar a grande dificuldade que educadores em geral tiveram em relação à transposição de uma função social de escola elitizada para uma função social democrática. Na década de 90 houve a campanha da educação para todos na qual tivemos o enfoque de uma educação inclusiva que buscou o pleno atendimento a todos os alunos, com base na Declaração de Salamanca que defende uma educação com direitos iguais para todos os cidadãos.
O tempo passou e estamos em pleno século XXI, ano de 2011, com grandes perspectivas de mudanças na educação. A tecnologia é uma realidade já consolidada e precisamos nos integrar ao mundo virtual. Perrenoud (1996) nos diz que  uma das competência do professor num mundo em mutação é dominar a tecnologia, uma vez que os alunos já o fazem no seu dia a dia, seja  no equipamento de som, nos games e na “lan house” da esquina  de sua rua. Esses alunos chegam às salas de aula com todo conhecimento tecnológico e com toda atualização de informações que nos permite o navegar na internet. Dessa forma, precisamos, enquanto educadores, nos alinhar nas linhas dessa mudança tecnológica.
Quando falamos em inovação em educação tem muitos educadores que se sentem invadidos, imagine quando tratamos da EAD. A Educação a Distância nos traz uma nova visão acerca da forma de oferta de ensino. Acostumados estávamos com uma educação presencial na qual era elemento essencial a sala de aula com o professor, bem como lousa e giz... Com as mudanças de um mundo em evolução como nos aponta Andy Hargreaves no livro “Educação na sociedade do conhecimento” ( 2001) , sentimos a necessidade de rompermos com paradigmas instalados e partirmos para uma revolução real em educação. Essa revolução começa com a implantação de um modelo de Educação a distância que deve ancorar o nosso trabalho educativo. A EAD não é mais uma tendência e sim uma realidade firmada pelo governo federal com a criação da UAB (Universidade Aberta do Brasil) que traz vários cursos de graduação e especialização no modelo EAD e também mestrado. É a convalidação oficial da validade dos cursos realizados a distância.
A partir dessas idéias tenho a certeza de que é importante que todos os professores conheçam a EAD e quebrem com posturas fechadas e cristalizadas num padrão tradicional.
O curso de Metodologia e Gestão para a Educação a Distância promovida pela Universidade Anhanguera – UNIDERP veio descortinar o mundo fantástico do trabalho com EAD. Certamente todos que puderam tomar contato com o conteúdo, bem como os materiais e toda dinâmica dos trabalhos, puderam sentir o quanto é importante estarmos conectados com o mudo virtual.
A criação de um blog representou um marco na vida de muitos educadores que se viram numa situação de mudança de postura com a necessidade   de  fazer a passagem entre o velho e o novo... A idéia da criação do blog traduziu-se numa grande oportunidade de aplicarmos e vivenciarmos conhecimentos tecnológicos à educação.
Especialmente, e particularmente, foi uma grande realização na minha vida profissional. Formada nos padrões de uma educação extremamente tradicional, sempre tentei transpor as barreiras da mudança em educação.  Com vinte e cinco anos de serviço ao Magistério, sendo quinze na educação superior, realmente foi preciso aprender a aprender para não ficar no meio do caminho. Desde que começamos esse movimento tecnológico, busquei conhecer e praticar, mesmo nunca tendo feito curso específico. Aprendi o básico na prática e sinto que hoje é fundamental dominar a tecnologia.
O curso de Educação a Distância, com a proposta da criação do blog, trouxe um diferencial em minha vida profissional, uma vez que já tinha um site que foi feito e administrado pelo meu filho. Com o desafio do blog tive o propósito de trabalhar sozinha com meu conhecimento e com o sentido da descoberta. Realizai toda atividade individualmente, tirando dúvidas nos sites de busca e assim fui conseguindo resolver o meu desafio. No início tive dificuldades e cheguei a perder trabalho realizado, mas fui aprendendo e comecei a gostar da atividade a tal ponto que incrementei, enfeitei e tentei usar todos os recursos disponíveis. Tenho dois trabalhos ( três jornadas diárias), mas mesmo assim chego em casa tarde da noite com vontade de abri o blog, ler, postar, inventar...
A minha vida profissional teve um diferencial depois desse desafio superado e até cheguei a ajudar dois colegas na elaboração do blog. Sinto-me realizada com a evolução que tive. Tenho a certeza de que tenho muito a aprender, mas que já caminhei bastante! Sinto-me um verdadeiro Áporo!!!!!!!!!! Áporo – Carlos Drummond de Andrade

Um inseto cava
cava sem alarme
perfurando a terra
sem achar escape.
Que fazer, exausto,
em país bloqueado,
enlace de noite
raiz e minério?
Eis que o labirinto
(oh razão, mistério)
presto se desata:
em verde, sozinha,
anti euclidiana,
uma orquídea forma-se.
Sinto-me como um áporo... Inseto cavador, enigma euclidiano e uma linda orquídea... A EAD me fez sentir assim:
Um inseto cavador= na busca pelo conhecimento...
Um enigma= no sentido de que ainda não domino tudo de tecnologia...
Uma orquídea= descobrindo a beleza da EAD...

Um comentário:

  1. Profa muito interessante seu texto, principalmente quando traz a questão do abrir as cortinas. Realmente aquele que não conhece, que não busca conhecer essa nova forma de ensinar acaba criticando, julgando, sem conhecimento de causa.

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