segunda-feira, 8 de agosto de 2011

EAD: a desconstrução da distância

A DESCONTRUÇÃO DA DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) OU EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA (ESD)
De acordo com Romero Tori, convivemos com as tecnologias interativas que reduzem as distâncias entre ensino e aprendizagem. Cada vez mais sentimos que e ensino a distância (EAD) não é mais uma tendência, mas sim uma realidade que veio para atender a uma necessidade da sociedade em mutação.
Vivemos tempos de grandes mudanças em educação dentro de um contexto que nos indica as novas competências e habilidades necessárias para a inserção no mundo do trabalho. As exigências do mundo moderno são cada vez mais voltadas para novos saberes que realmente garantirão o desenvolvimento do ser humano total, global.
Ao fazermos uma retrospectiva em relação a toda evolução pela qual passa a educação, podemos analisar o ensino tradicional que primava por uma abordagem conteudista, voltado para o acúmulo de um conhecimento pronto e acabado. O professor era o centro do processo educativo um verdadeiro “magisgtrocentrismo”, ou seja, o professor como o centro do processo, uma vez que era o dono da verdade, o detentor do saber. Neste enfoque valorizava-se muito a quantidade de conteúdo adquirido pelo aluno e as aulas eram unicamente expositivas, numa metodologia que desenvolvia um ser passivo. A mentalidade educacional era exatamente essa, pois a sociedade também tinha um educação tradicional na própria família e a escola estava preparando os alunos para um mundo que valorizava a quantidade de conhecimento.
Mudanças significativas provocaram uma grande mudança na mentalidade social,o que teve seus reflexos sobre a educação.Os ideais liberais marcaram sobremaneira a sociedade mundial,quebrando tabus,ditando novos valores e pregando a liberalidade em todos os segmentos da vida humana.Em educação,certamente não foi diferente :tivemos os ideais da escola nova,movimento desencadeado no Brasil a partir da visão dos pioneiros da educação,intelectuais brasileiros que pregavam um novo modelo de educação,isto em 1932.Ao lado de um ensino tradicional e conteudista,educadores se reuniram num movimento de libertação que foi abafado por um regime ditatorial que não permitia a expressão do pensamento,pois não vivíamos em democracia.
O tempo passou e tivemos ,na década de 80,no Brasil,os ideais democráticos que trouxeram uma série de significativas mudanças :desde a Constituição Federal de 1988,até a LDB,Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (lei 9394/96),pudemos acompanhar as novas propostas para a educação brasileira.Paralelamente às mudanças legais impostas pela legislação brasileira,tivemos mudanças pedagógicas muito significativas,principalmente em relação às novas exigências em relação ao profissional da educação.Do alto de sua autoridade intelectual, o professor teve que se adaptar para uma autonomia intelectual que perpassa toda uma série de novas competências para ensinar (PERRENOUD,1996).As exigências do mercado do trabalho passaram a nos acenar para um profissional com competência técnica,política e ética.Nas salas de aula muitas mudanças ,resultados de estudos,reflexões e formação oferecida aos professores.
Uma das mudanças mais significativas que tivemos foi no curso superior que,ao contrário do que pensavam os conservadores,passou a alavancar a modalidade EAD (ensino a distância).
A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 reafirmou a importância e legalidade do ensino a distância como ferramenta para os dias atuais,mundo altamente acelerado,exigindo competências e habilidades muito diferentes do ensino tradicional.Começamos a participar de uma grande transformação na educação brasileira.A tecnologia chegou na sala de aula e alterou o dia-a-dia de toda equipe escolar.O ensino a distância chegou para atender a uma clientela que necessitava de um novo modelo de educação voltado para a sua realidade social,em todos os sentidos.Tecnologia associada e equipamentos de última geração foram associados ao trabalho de professores altamente preparados e os resultados foram extremamente positivos.ao contrário do que se pensava,o ensino a distância exige professores sim  e com grandes competências para “segurar”um modelo pedagógico tão diferente e eficiente.Os conservadores protestaram,difamaram,fizeram alarde...mas prevaleceu a inteligência e a lógica de um mundo em mudanças.Sabemos que esta alta tecnologia é usada hoje em vários segmentos da vida humana... a educação não poderia ficar alheia a todo processo.
Conseguimos, assim, transpor as barreiras de um conservadorismo infundado e nós,formados numa educação tradicional também tivemos que nos alinhar a uma nova ordem social.Até mesmo os mais conservadores se renderam a todo processo de mudança.
Atualmente, portanto, conseguimos aliar tecnologia e humanidade num trabalho significativo em educação. É a nova ordem social e educacional!
Professora Beth Cursino

7 comentários:

  1. A tecnologia está presente na vida do ser humano.
    Hoje as crianças nascem e antes mesmo de começar a falar, já sabem pegar no mouse para brincar em algum jogo da internet (isso acontece com a minha sobrinha desde que começou a andar)... Não podemos mais fugir da realidade que hoje se aprende muito com o uso da tecnologia. Num passado não tão distante assim, para que um aluno pudesse realizar um trabalho de pesquisa, precisava ir a uma biblioteca e ali ficar horas e horas fazendo 'resumos' do tema. Hoje, numa facilidade incrível, digita-se o assunto no Google ou outro site de busca, e pronto, surge vários e vários textos sobre o que procura. Muitos até já vem resumidos, prontos para imprimir.
    Então concluimos todo o percurso básico escolar e chegamos a Faculdade, e encontramos a opção de estudar a distância, e como escrito no texto "conseguimos aliar tecnologia e humanidade num trabalho significativo em educação", porém, para que venhamos chegar nesse resultado, precisamos ter o toque do estudo tradicional, ou seja, estudar, pesquisar e se entregar ao curso.
    Engana-se aquele que pensa que o estudo a distância é simples e tranquilo.
    Estudar a distância requer persistência, determinação, foco, entre tantas outras coisas.
    E se o mestre não for "humano", a máquina continuará sendo fria. Portanto, para esse método de ensino dar certo, ainda vai depender dos seres humanos, do professor que ama a profissão, do ensino com sabor, e vai depender do aluno receptivo e aplicado.
    Fiz uma pós e estou fazendo uma faculdade a distância, teve diferença entre os dois, por isso sei bem do que estou comentando.

    Estudar a distância nos permite raciocinar com mais velocidade, porque não tem como parar o conteúdo para fazer compreender as dúvidas, como no estudo tradicional, em compensação, nos ensina a correr "atrás do prejuízo", afinal o tempo não pára e vivemos num Mundo que realmente faz valer o ditado popular: "O Mundo é dos espertos".

    Abraços e beijos a melhor professor: Beth Cursino.
    Sua aluna: Nanda Berthoud

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  2. Olá professora,

    Gosto da comparação entre o advento do EAD com a invenção da máquina de lavar.
    O EAD está para o educando, assim como a máquina de lavar está para a dona de casa.

    Essa metodologia permite o aperfeiçoamento cada vez mais necessário aos muitos profissionais e cidadãos, os quais de repente se viram inseridos em uma sociedade que exige que sejam cada vez mais multifuncionais e eficazes. Essa nova exigência de postura, aliada à acelerada evolução da tecnologia e da informação torna o EAD tão indispensável quanto à máquina de lavar. Pois permite maior flexibilidade e menor perda de tempo ao educando.

    Concordo que a exigência para com os professores também seja maior, pois eles estão expostos a um número maior de alunos de várias localidades ao mesmo tempo. E como os encontros são menos freqüentes que no método presencial, cabe a eles despertar no aluno o interesse para o autoestudo, para a pesquisa, ou seja, fornecer ao aluno as asas do saber para que o mesmo possa voar a mundos, até então desconhecidos, em busca do conhecimento.

    Quando esses professores compreendem e se conscientizam da sua importância tornam-se diferenciados, essenciais e tornam esses encontros tão intensos que despertam no aluno uma verdadeira ânsia de conhecimento. E o ensino rompe todas as barreiras e qualquer distância torna-se nula, intensificando cada vez mais essa relação. Educadores e educandos deixam de ser estranhos um pro outro e tornam-se parceiros em busca de um objetivo comum.

    Nós tivemos a grande sorte de encontrarmos em vocês nossos tutores esse parceiros que, conscientes de sua função nos dão cada vez mais asas para voar.

    Um grande beijo com muita honra de sermos seus alunos,

    Alessandra Oliveira e Aparecido de Oliveira

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  3. Olá Professora e agora colega de pós,
    Gostei da sua colocação sobre educação e tecnologia ou tecnologia e educação, tanto faz, a ordem não altera o resultado da soma. E, como você, concordo que a tecnologia tão presente nos dias atuais, não poderia ficar de fora do processo de educação ou melhor, no dia a dia do ensinar e aprender. Contudo, diferentemente do que muitos pensam, a presença do professor se faz necessária, mesmo em um curso a distância na figura do tutor. Profissional altamente capacitado, sem o qual esse "novo" modelo pedagógico não seria eficiente.
    Bjo da ex-aluna e colega.

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  4. Hoje a tecnologia está presente na nossa vida e na vida de nossos educandos, facilitando as pesquisas, as descobertas, entre tantas outras situações; como abordou muito bem a Nanda. Porém é necessário, ainda, que o aluno tenha um percurso norteador para suas pesquisas.
    Não podemos esquecer que muitos sites trazem informações incompletas ou incorretas, e se o professor não for um Educador ( isso mesmo, com letra maiúscula!), o nosso educando apenas copiará a informação para o word , fará uma nova configuração e achará que aprendeu algo.
    Apesar de toda tecnologia, cabe ainda ao Educador, ensiná-lo a como realizar uma pesquisa, selecionar as informações mais importantes, enfim...como já disse acima , ajudá-lo em seu percurso.

    E esta ajuda é muito relevante também na faculdade e durante uma pós, onde os olhares para o mundo abordado são totalmente diferentes.

    Bj

    Paula SM

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  5. Querida Beth Cursino, realmente a Educação a Distância se faz sem distância quando o tutor se envolve plenamente com o processo de aprendizagem do educando.
    Abraços de seu amigo Alfredo

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  6. Olá professora!
    Acostumada a ser aluna de um sistema convencional, rigidez de presença e listas, professores centralizadores e muita inflexibilidade, posso dizer que o que mais me surpreendeu foi o quão humano nosso curso a distância foi. Ademais, seja o curso de qual modalidade for, e tendo a instituição reconhecimento, o que conta muito, mas muito mesmo é o empenho e a crença que depositamos naquilo que fazemos. Para mim e para meu momento de vida a EAD foi perfeita! Parabéns pelo seu trabalho, um beijo, Natalia - Letras

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  7. Tudo nesse mundo evolui. Portanto, com a educação não poderia ser diferente. A Educação a Distancia é uma modalidade que mostra um grande salto dessa evolução ela está deixando de ser tendência e passando a ser algo real. Diz-se Educação a Distância, mas na realidade a única distância que pode existir é física e geográfica. Assim, ela poderia ser considerada uma Educação sem Distância.

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